quarta-feira, 21 de outubro de 2015

VEJA COMO CRIAR, TESTAR E GERENCIAR SENHAS

NÃO SEJA PRISONEIRO DO SEU PASSADO, SEJA ARQUITETO DO SEU FUTURO.

Usar a data de nascimento, o número da placa do carro ou do telefone como senha é o mesmo que trancar a porta e deixar a chave à vista de qualquer observador mais atento. Todavia, senhas complexas costumam ser difíceis de memorizar, e como escrevê-las num post-it e colar na moldura do monitor não é uma opção válida, veja a seguir duas soluções simples e eficazes.

A primeira consiste em criar palavras-chave seguras a partir das letras (ou sílabas) iniciais de uma frase, verso ou poema, e alternar maiúsculas e minúsculas, adicionar espaços, sinais gráficos e caracteres especiais. Por exemplo, “antes só do que mal acompanhado” resulta em algo como — password que, de acordo com  este verificador, levaria 335 bilhões de anos para ser quebrada (para mais dicas sobre como criar senhas seguras, acesse http://vai.la/go0t). Se preferir, recorra ao Secure Password Generator, que cria palavras-chave complexas em poucos segundos e sugere frases que facilitam a respectiva memorização.

Claro que nem todo mundo consegue decorar algo do tipo “\BESTBUY8APPLEmusic GOLF}8ROPEfruit” para se lembrar de “\B8Am G}8?Rf”, por exemplo, o que nos leva ao gerenciadores de senhas — a outra solução que eu mencionei linhas atrás. E o melhor é que não é preciso gastar dinheiro para dispor desse recurso, pois freewares como o RoboForm, o LastPass e o Norton Identity Safe satisfazem plenamente as necessidades da maioria dos usuários domésticos comuns.

Antes de encerrar esta postagem, vale lembrar que Smartphones também devem ser protegidos por senha — até porque o fato de eles serem levados constantemente de um lado para outro aumenta significativamente o risco de perda ou roubo. E como costumamos armazenar fotos, contatos e outros dados pessoais na memória do aparelho, a conclusão é óbvia.

O Android (sistema operacional para dispositivos móveis que equipa 82% dos telefoninhos inteligentes e 71% dos tablets usados no Brasil) oferece recursos nativos para a finalidade em questão. Na versão 4.1.2 Jelly Bean (usei esse exemplo por ser o sistema que equipa meu LG Optimus F5, mas o caminho é basicamente o mesmo também nas demais versões), ativamos bloqueio automático tocando em Aplicativos > Ajustar > Bloqueio de tela > Selecionar bloqueio de tela. Primeiramente, selecionamos Temporizador de bloqueio para ajustar o tempo de ociosidade (de 5s a 30min) a partir do qual o telefone será bloqueado automaticamente (sugiro marcar também a opção O botão Ligar/Desligar bloqueia imediatamente). Em seguida, definimos uma das seis opções disponíveis — que são NENHUM, DESLIZAR, RECONHECIMENTO DE ROSTO, PADRÃO, PIN e SENHA.

A primeira não oferece proteção alguma, e a segunda serve apenas para evitar o acionamento acidental de alguma função quando o aparelho está no bolso ou na bolsa. A terceira é prática, mas pode ser enganada com relativa facilidade (por uma foto, por exemplo); a quarta, “Padrão”, substitui a inserção de uma senha numérica ou alfanumérica através do teclado por um “desenho” criado partir de uma sequência de pontos (mínimo de 4 e máximo de 9, que forma até 400.000 combinações) que o usuário reproduz “arrastando” o dedo pelo display, mas as mais seguras mesmo são mesmo as duas últimas, PIN e SENHA. A diferença entre elas é que a primeira permite criar uma combinação com o mínimo de 4 e o máximo de 16 algarismos, enquanto a segunda admite caracteres alfanuméricos, o que resulta em senhas mais seguras.

Observação: Se segurança for prioridade para você, baixe e instalar o app DeviceManager, acessar este site, faça o logon com a conta do Google cadastrada no smartphone e, na página para a qual você será redirecionado, será possível visualizar a localização do dispositivo, fazê-lo tocar, bloqueá-lo (mediante uma senha) ou mesmo deletar todos os seus dados e personalizações. Como isso exige que a opção de rastreamento esteja ativada nas configurações do aparelho, adote essa providência o quanto antes (basta tocar no ícone que será criado no seu celular e seguir as instruções).

Abraços a todos e até a próxima.