segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ANO NOVO, BLOGAR DE NOVO


Criei este Blog visando embasar o volume 11 da Coleção Guia Fácil Informática (Blogs & Websites), mas o incentivo carinhoso de alguns leitores me levou a mantê-lo no ar, e as mais de 1.700 postagens publicadas nestes seis anos e lá vai fumaça hoje formam um valioso repositório de informações. Entretanto, houve épocas em que a audiência pífia e a escassez de comentários quase me levaram a chutar o pau da barraca – à semelhança de cada vez mais colegas e parceiros –, e só não o fiz  porque tenho um imenso carinho por este espaço.
Enfim, caso você esteja cogitando de excluir seu Blog – ou simplesmente abandoná-lo –, não o faça antes de ler as sugestões a seguir.

Observação: Antes de tomar qualquer decisão radical, informe seus leitores e parceiros que motivos de força maior exigem seu afastamento por “X” semanas (não há porque expor sua privacidade), e se não tiver se resolvido a voltar à ativa no final desse prazo, dê mais uma chance a si mesmo e deixe uma nova postagem dando conta da prorrogação.
  • A escolha do layout é prerrogativa do blogueiro, mas convém ter em mente que fundos, imagens, fotos e outros elementos decorativos poluem o visual e retardam o carregamento da página, afugentando, consequentemente, os visitantes menos pacientes. Escolha uma interface despojada e limite gadgets, widgets e outros acessórios ao estritamente necessário.
  • É importante que seu Blog ofereça conteúdo de qualidade. Escolha temas interessantes e redija as postagens em linguagem coloquial, sem erros de digitação, ortografia e gramática e assegure-se de que as informações sejam confiáveis. Para facilitar o trabalho dos mecanismos de busca, use tags e marcadores e introduza palavras-chave tanto no título quanto no corpo do post; para facilitar o acesso aos leitores, disponha os assuntos mais relevantes bem à vista, de modo que eles não precisem seguir links ou clicar em botões para encontrá-
  • Defina uma periodicidade para a publicação de novas postagens e procure respeitá-la, e não confunda visitantes assíduos com seguidores: embora estes últimos manifestem a intenção de acompanhar seus escritos, nada garante que o façam, ao passo que leitores “eventuais” podem acessar sua página diariamente.
  • Existem serviços que prometem tornar os sites mais “visíveis”, mas eu não sei até que ponto eles funcionam e nem se vale a pena gastar dinheiro para arrebanhar visitantes se, como no meu caso, seu Blog não visa a lucro (seria como pagar para trabalhar). Em vez disso, utilize as ferramentas gratuitas do Google, Yahoo e Bing, insira o URL do Blog em seus emails, use agregadores (clique aqui para ver as dicas do nosso parceiro Victor Faria a propósito), divulgue seu trabalho em redes sociais e invista em parcerias.
  • Os comentários são o principal canal de comunicação com o blogueiro. Ainda que seja possível impor uma série de restrições (basta logar-se no Blogger e clicar em Mais opções > Configurações > Postagens e comentários), eu recomendo facilitar as coisas, inclusive para os “anônimos” (embora essa opção me seja um tanto antipática, até porque qualquer um pode selecionar “NOME/URL” e digitar um nickname). No que concerne ao SPAM, o Blogger dispõe de um filtro que proporciona resultados bastante satisfatórios, razão pela qual convém poupar seus visitantes dos incomodativos Captchas. Note também que a maioria dos internautas só escreve quando tem dúvidas a esclarecer ou algo relevante a acrescentar.
  • A ausência de comentários não significa necessariamente que ninguém acessou sua postagem. Para ter uma ideia melhor, recorra às estatísticas do Blogger. Se quiser obter uma segunda (ou terceira, ou quarta) opinião, tente o SiteScore,  GetclickyPageRank ou o Piwik, por exemplo, mas não se deixe abater pelos resultados. Em última análise, confie no seu “feeling”. 
Observação: Essas dicas devem ser tomadas como simples sugestões. Afinal, se eu conhecesse o caminho das pedras, meu Blog emplacaria 10.000 visualizações de páginas por dia (atualmente, 10% disso já é motivo para comemoração) .

Sucesso a todos e até mais ler.