quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Restauração de sistema no Seven


Percebendo que não conseguiria aprontar o XP a tempo de aproveitar o apelo comercial da “virada do século”, a Microsoft resolveu lançar a toque de caixa o Windows Millennium Edition – versão “recauchutada” do Win98SE que resultou num retumbante fiasco, conquanto integrasse diversos aprimoramentos interessantes (dentre os quais a Restauração do Sistema).
Até então, para (tentar) solucionar problemas mais graves sem reinstalar o Windows, usuários avançados reiniciavam o PC no modo de segurança e recorriam ao comando de prompt scanreg/restore. Já no ME (e versões posteriores), esse “prodígio” passou a ser disponibilizando via interface gráfica, facilitando sobremaneira a vida dos menos experientes.
No XP, clicamos em Iniciar/Todos os programas/Acessórios/Ferramentas do sistema/Restauração do sistema para acessar a tela que permite tanto Restaurar o computador mais cedo quanto Criar um ponto de restauração. Dando um clique direito em Meu Computador, escolhendo Propriedades e a aba Restauração do Sistema, podemos ajustar a quantidade de espaço alocado pela ferramenta, ou mesmo desabilitá-la (mais detalhes em http://fernandomelis.blogspot.com/2006/10/restaurao-do-sistema-no-windows-xp.html).
No Windows 7, por sua vez, o caminho para acessar a ferramenta em questão é basicamente o mesmo, mas um usuário desavisado pode se “embananar” ao tentar criar manualmente um ponto de restauração, pois essa opção foi deslocada para a aba Proteção do Sistema da janela das Propriedades do Sistema. Para acessá-la, dê um clique direito em Computador, selecione Propriedades e, na porção esquerda da tela, clique em Proteção do Sistema. Depois, é só pressionar o botão Criar..., digitar o nome desejado, clicar em Criar e aguardar a conclusão do processo.
Um ótimo dia a todos.