segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BIOS, CMOS e SETUP


Preços atraentes, crediário fácil e parcelas a perder de vista têm levado cada vez mais gente a comprar computadores em hipermercados e grandes magazines, a despeito de a integração personalizada permitir escolher a dedo cada componente e formar um conjunto mais adequado às expectativas, necessidades e possibilidades de cada um.

Máquinas “de grife” costumam vir prontas para uso, mas sempre existe a possibilidade de você precisar acessar o Setup (após substituir a bateria que alimenta o CMOS, por exemplo, ou para modificar a sequência de inicialização antes de reinstalar o Windows), de modo que convém ter uma noção, ainda que elementar, do que é e como funciona o Setup.

Inicialmente, vale relembrar que BIOS é um programinha de baixo nível gravado numa pequena porção de memória existente num chip da placa-mãe (veja ilustração), e que o CMOS é um componente de hardware composto por um relógio permanente, uma pequena porção de memória volátil e uma bateria. Já o Boot é o processo mediante o qual o BIOS checa as informações contidas numa pequena quantidade de memória existente no CMOS, realiza o POST (autoteste de inicialização) e, se tudo estiver em ordem, determina que o Sistema Operacional seja carregado e assuma o comando da máquina.

Observação: Boot significa bota ou botina, mas se tornou sinônimo de inicialização devido à expressão “pulling oneself up by his own bootstraps” (içar a si mesmo pelos cordões das botinas), que, por extensão, significa “fazer sozinho algo impossível de ser feito sem ajuda externa”. Segundo alguns autores, isso vem do tempo em que os computadores usavam uma pequena quantidade de código para carregar instruções progressivamente mais complexas, e como esse processo era conhecido como bootstrapping...

Fazer o Setup, por sua vez, consiste oferecer respostas a uma sequência de perguntas (do tipo múltipla escolha) que permitem ao BIOS reconhecer e gerenciar o hardware, “dar o boot” e realizar outras tarefas básicas inerentes ao funcionamento do computador.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.