segunda-feira, 21 de março de 2011

Tiro no pé

Cada um tece como lhe apetece, diz um velho ditado lusitano. No entanto, mesmo que modus operandi e preferências pessoais variem sobremaneira entre os blogueiros, um denominador comum a todos é preocupação em alavancar a audiência.
Há quem aposte em layouts rebuscados e chamativos, quem cative a “platéia” com assuntos polêmicos ou de grande interesse, quem invista em ilustrações, e por aí vai. Eu, particularmente, procuro manter meu espaço “clean” e sempre aberto a quem quiser participar (razão pela qual não modero comentários nem imponho aos leitores o desconforto dos captchas, embora não recrimine que o faça). Além disso, não tenho qualquer patrocínio, não uso o ADSENSE e nem me limito a “replicar” matérias de terceiros - embora também não me caiba julgar e (muito menos) condenar quem recorra a esses expedientes. No que me concerne, crio os posts com muito carinho, a despeito da trabalheira que isso dá, e deixo-os à disposição de quem quiser colecionar, copiar, transcrever ou utilizar da maneira achar melhor.
Já para quem se preocupa com “propriedade intelectual” (mesmo que essa preocupação nem sempre seja uma via de mão dupla), é possível desabilitar o uso do botão direito do mouse, no Blogger, de maneira a inibir a ação dos "copiadores" de plantão. Para tanto:

1) Faça o login no Blogger, acesse sua página e clique em Painel > Design > Editar HTML.
2) Por segurança, clique em BAIXAR MODELO COMPELTO e salve o backup na sua área de trabalho ou noutro local a seu critério (se algo não sair como esperado, basta clicar em PROCURAR, indicar a cópia de segurança e clicar em FAZER UPLOAD).
3) Use o atalho de teclado Ctrl+F para localizar a entrada head e cole (logo antes dela) o seguinte código:



Salve as alterações, clique em visualizar Blog e repare que o menu de contexto não é mais exibido quando você pressiona o botão direito do mouse. Note, porém, que esse obstáculo pode ser contornado facilmente, e ainda que existam medidas mais efetivas de proteção, elas costumam resultar também no bloqueio dos comentários e demais interações dos leitores – pense bem antes de adotá-las, já que você pode acabar dando um tiro no pé.

Até mais ler..