terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cuide bem de seu PC

Nos PCs de antigamente, o exaustor da fonte de alimentação era mais que suficiente para manter a temperatura interna do gabinete em patamares aceitáveis, mas os poderosos componentes que integram as máquinas atuais (mesmo as de entrada de linha) exigem um sistema de refrigeração bem mais responsável. Por conta disso, além do fan da fonte (que funciona com exaustor, expulsando o ar quente do interior do case), existem diversos outros dissipadores - combinados ou não com micro-ventiladores -, bem como dutos de ar e ventoinhas adicionais. Mas para que a circulação de ar seja eficiente, é preciso manter o gabinete afastado alguns centímetros da parede (ou das laterais do móvel, conforme o caso), organizar e prender os cabos flat dos drives, conservar as entradas de ar limpas e desobstruídas e fechar os espaços correspondentes às posições reservadas para placas de expansão cujos slots estejam vagos.

Observação: O ar-condicionado pode ser um aliado valioso, especialmente em cidades de clima quente, mas não espere até que o ambiente fique bem frio para ligar a máquina, pois variações bruscas de temperatura podem ser tão prejudiciais (ou até mais) que o excesso de calor.

Como um PC é composto por diversos elementos interligados pelos circuitos da placa-mãe através de cabos, slots e conectores, o acúmulo de sujeira, a oxidação das trilhas e o afrouxamento dos componentes (decorrente da vibração dos motores que acionam ventiladores e drives) podem acarretar "defeitos" de hardware que, na verdade, não passam de mau-contato. Para fazer uma boa limpeza, basta um pincel seco (preferencialmente de cerdas antiestáticas), uma borracha de apagar, um pano do tipo "Perfex", um aspirador de pó e um spray limpador de contatos.
Desligue o equipamento da tomada, desconecte os cabos das interfaces traseiras, remova a tampa do gabinete, retire as placas e drives e comece a faxina passando o pincel nos ventiladores e nos cantos internos e ranhuras do gabinete. Depois de "desgrudar" a sujeira mais grossa, passe o aspirador e complete a limpeza com o Perfex. Feito isso, limpe as placas, módulos, conectores, slots, drives e cabos flat com o pincel (como se estivesse "varrendo" a poeira) e passe a borracha nas trilhas de contatos. Finalmente, aplique o spray limpador, deixe secar, e então remonte as peças, reconecte os cabos e religue a máquina.
Para prevenir a oxidação dos módulos e placas, use saquinhos de sílica gel - que você pode prender no interior do gabinete ou pendurar na parte externa do aparelho (lembre-se de que os saquinhos devem ser trocados sempre que ficarem saturados, ou seja, quando a cor da sílica mudar do branco para o amarelo, ou do azul para o rosa, conforme o tipo).
Proteja o equipamento com capas apropriadas (prefira as de plástico, já que o pano, além de acumular poeira, não oferece proteção contra umidade), mas sempre as remova antes de ligar a máquina, pois elas prejudicam a ventilação e causam superaquecimento nos componentes.

Observação: Evite manter o PC ligado em períodos ociosos - durante à noite e/ou nos finais de semana, por exemplo -, pois eventuais faltas de energia e desligamentos inadequados do sistema podem causar perda de dados - e até danos físicos aos sensíveis componentes eletrônicos e eletromecânicos (o perigo é ainda maior se a força voltar com uma sobretensão momentânea). Alternativamente, utilize os recursos de hibernação e espera do Windows e configure adequadamente as propriedades de energia (sirva-se do campo Pesquisar Blog para obter mais informações a propósito).

Amanhã tem mais.